2019
5º)
Seis Túmulos para Munique – Mário Puzo
Michael Rogan possui uma mente brilhante. Sua extraordinária memória possibilita a ele se lembrar de qualquer coisa. Graças a ela Rogan conseguiu uma carreira de sucesso e um cargo oficial da inteligência norte-americana. Esse dom também permitiu que Rogan jamais se esquecesse dos rostos dos sete homens que o torturaram e mataram sua esposa em uma sala do Palácio da Justiça de Munique, durante a 2ª Guerra. Torturado física e mentalmente, os oficiais da Gestapo o deixaram agonizando, com a certeza de que morreria. Entretanto, a bala enterrada no crânio de Rogan não havia sido suficiente para matá-lo.
Dez anos depois, os torturadores conseguiram escapar de seus julgamentos, construindo vidas novas em ambos os lados da Cortina de Ferro. Mas, no que depender de Rogan, eles não sairão impunes. Parcialmente recuperado, parte em uma caçada implacável para alcançar seu objetivo: se vingar dos sete oficiais que mataram sua família.
Sombrio e violento, este é um thriller que prende a atenção do leitor, ao mostrar como os sentimentos de vingança podem mexer com um homem, e o quão longe se é capaz de ir em busca de justiça.
4º)
Sobre Histórias de Fadas – J. R. R. Tolkien
O que são histórias de fadas? Qual a sua origem? Para que servem? Em seu ensaio de 1939 “Sobre Histórias de Fadas”, Tolkien parte dessas questões para formular sua própria teoria a respeito da fantasia. O escritor usa seu conhecimento acadêmico para demonstrar que as histórias sobre fadas têm um caráter mágico e mítico, e demonstra como essas histórias dizem não somente sobre um mundo fantástico, mas também sobre a nossa própria realidade. Esse ensaio é um dos elementos fundamentais para entender muitos dos pensamentos e das inquietações que levaram à criação do universo fantástico tolkieniano.
⠀
Outra chave para a compreensão desse universo é o conto “Folha por Niggle”, publicado originalmente em 1945, que completa esta edição. Considerado uma alegoria da vida do escritor e de sua relação com a obra-prima que estava criando, “Folha por Niggle” narra a história de um pintor que, obcecado por transpor para a tela a sua visão, se vê constantemente impedido de fazê-lo, seja pelos contratempos do dia a dia ou pelas convenções sociais.
⠀
Juntos, os dois textos reunidos neste livro, ajudam a esclarecer as razões e motivações que levaram um respeitado professor de Oxford a passar mais de meio século criando um mundo imaginário que prima não somente pela fantasia exuberante, mas também por sua complexidade e coerência interna.
3º)
Superman: Entre a Foice e o Martelo – Mark Millar
Nessa surpreendente releitura de um conto mais que familiar, uma certa nave kryptoniana cai na Terra, trazendo um infante que um dia se tornará o ser mais poderoso do planeta.
Mas seu veículo não caiu nos Estados Unidos. Ele não foi criado em Smallville, Kansas. Em vez disso, encontrou um novo lar em uma fazenda coletiva na União Soviética!
Da mente de Mark Millar, elogiado roteirista de Authority e O Procurado, chega esta estranha e genial reinterpretação do mito do Superman.
Com arte de Dave Johnson, Kilian Plunkett, Andrew Robinson e Walden Wong.
2º)
A Conspiração – Clive Cussler e Dirk Cussler
Uma embarcação romana naufraga no século IV.
Durante a Primeira Guerra Mundial, um navio inglês é destruído por uma bomba.
Atualmente, no Oriente Médio, ícones da fé islâmica são bombardeados. E um misterioso pergaminho relacionado à vida particular de Jesus pode limitar o poder da Igreja Católica.
Como eventos e fatos tão distantes podem ter alguma relação? O engenheiro naval Dirk Pitt (Diretor da NUMA – Agência Nacional Marítima e Subaquática) está acostumado a explorações subaquáticas ― e a revelar mistérios indecifráveis ― e parece ser a pessoa mais indicada para trazer a público o elo entre esses episódios tão incompatíveis. Mas a que custo? Uma aventura que mistura ficção e realidade em uma criação cheia de surpresas e mistério.
Acompanhe o incansável herói Dirk Pitt em uma história em que arrepiantes artefatos religiosos, a CIA e o Mossad misturam-se às mais magníficas construções da arquitetura medieval.
1º)
J. R. R. Tolkien: Uma Biografia – Humphrey Carpenter
Nascido na África do Sul, em janeiro de 1892, John Ronald Reuel Tolkien ficou órfão durante a infância e cresceu quase na pobreza. Ele serviu na primeira guerra mundial, onde perdeu quase todos os seus amigos mais íntimos.
⠀
Após a guerra, retornou à vida acadêmica, conquistando uma grande reputação como estudioso e professor universitário de inglês em Oxford, onde fez amizade com C.S. Lewis e os outros escritores conhecidos, formando um grupo denominado os Inklings.
⠀
Certo dia, enquanto corrigia provas, ele acabou escrevendo no verso de uma folha: “numa toca no chão vivia um Hobbit” – Então, de repente, sua vida mudou dramaticamente.
⠀
Humphrey Carpenter recebeu acesso irrestrito a todos os documentos de Tolkien e entrevistou seus amigos e familiares. A partir dessas fontes ele segue o longo e doloroso processo de criação que produziu O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion e fornece uma vasta gama de informações sobre a vida e a obra de um dos mais estimados autores do século XX.