VAGABOND (VOLUMES 20 E 21) – TAKEHIKO INOUE

“Ser invencível… quanto mais você pensa nisso, quanto mais tenta entender e ver seu sentido, mais a resposta irá fugir. Se não consegue enxergar de olhos abertos… feche os olhos.”

 


•Volume 20•

“Vou sempre me lembrar que existiu neste mundo, um guerreiro valoroso chamado Shoda Kizaemon.”

O combate entre Musashi e Shoda Kizaemon se inicia, mas ao perceber que não terá chance contra ele sozinho, os outros samurais se juntam e o cercam, o que a princípio não tem muito efeito, mas com passar do tempo se torna desgastante para Musashi, que acuado pelos 4 veteranos e ferido na coxa, foge para a floresta. Ao mesmo tempo mestre Yagyu se lembra de quando ainda não compreendia o que era a verdadeira força…

“- Está… linda.

– He, he. O que está dizendo, Take-yan?

– Ficou linda… longe dos meus olhos.”

Ao fugir pela floresta e se encaminhar para a casa principal, Takezo e Otsu finalmente se encontram, o que traz muitas emoções à tona, após esse reencontro emocionante, ela conta que mestre Yagyu se aposentou devido à doença e a idade avançada, o que deixa Musashi sem reação. Diante dessa situação inesperada, o que será que Musashi irá fazer?

“- Este homem… é forte?

– Sim. muito forte.”


•Volume 21•

“A minha espada é… o céu e a terra.”

Já dentro do quarto de mestre Yagyu, Musashi o observa dormindo e se lembra de anos atrás quando da mesma forma tentou matar seu pai, Musashsi de repente percebe um movimento no corpo de Sekishusai, ao levantar o lençol, Yagyu está se coçando com um magonote (acessório usado para coçar as costas)… que reage à espada de Takezo ao sentir seu instinto assassino, o que surpreende Musashi que então começa a refletir sobre seu passado como filho do invencível Shinmen Munisai e de como seu pai se utilizava de seu título para humilha-lo e o porquê de ele próprio querer tanto se tornar invencível.

Após essa reflexão ou iluminação repentina ele percebe que seu pai se aprisionou em seu pequeno universo arraigado ao título de invencível, diferentemente de Yagyu cujo universo é tão amplo e infinito que o envolve…

“Este homem e uma montanha.”

Desperto, mestre Yagyu exerce uma pressão tão esmagadora que faz Musashi querer sair correndo do lugar e, ao mesmo tempo, permanecer ali para sempre, Musashi então percebendo que a grandeza de mestre Yagyu está muito além de sua compreensão, e o pergunta qual o verdadeiro sentido de ser invencível? Mestre Sekishusai então o responde que invencível é apenas uma palavra…

“Quem está no meio do mar nadando, não percebe a vastidão do oceano.”


Título: Vagabond

Autor: Takehiko Inoue

Editora: Conrad, Panini (atualmente) 

Volumes: 20 e 21


Leave a Reply